Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

TRANSE VISIONÁRIO, COM JOSÉ CASTELLO E ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO




Em 1985, josé castello passou dois dias com arthur bispo do rosário na colônia juliano moreira, em jacarepaguá, no rio de janeiro, para uma entrevista publicada na revista istoé. mais de 30 anos depois, transe visionário leva o escritor de volta ao hospital psiquiátrico, onde relembra o primeiro encontro e fala, em uma comunicação telepática com bispo, de liberdade de pensamento e das relações entre arte e loucura, vida e transe, realidade e alucinação. como fonte, dois relatos de castello: um ficcional do livro dentro de mim ninguém entra, livremente inspirado na vida do bispo do rosário; e outro ensaístico, do livro inventário das sombras sobre o artista que criou sua obra visionária no instituto municipal de assistência à saúde juliano moreira (também conhecido como colônia). curadoria de selma caetano e consultoria de beatriz resende, direção de joel pizzini. prisma literário: uma série de sete episódios sobre literatura contemporânea, em que escritores finalistas e vencedores do prêmio oceanos, o maior da literatura em língua portuguesa, percorrem aspectos das suas próprias obras e vida. a série prisma literário cpfl é desenvolvida em parceria do instituto cpfl com prêmio oceanos, com curadoria de selma caetano e de manuel da costa pinto. nomes como gonçalo m. tavares, josé castello, maria esther maciel, eucanaã ferraz, bernardo carvalho, silviano santiago e sérgio sant’anna refletem sobre os temas abordados em seus livros, como tecnologia e destruição, arte e loucura, animalidade, mal, memória, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.