Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2019

EU VIM ME APRESENTAR: ENCONTROS, FESTAS E CELEBRAÇÕES, 13 DE ABRIL A 12 DE JULHO

DE 13 DE ABRIL A 12 DE JULHO 


Eu vim me apresentar: Encontros, festas e celebrações

Público
 · Organizado por Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea e Carnavalize


https://www.facebook.com/pg/museubispodorosarioartecontemporanea/events/?ref=page_internal


                                                                               DETALHES

O Mbrac convida a todas e todos para inauguração da exposição “Eu vim me apresentar - Encontros, festas e celebrações” no dia 13 de abril de 2019, às 14h.
A exposição coloca em diálogo a obra do artista que dá nome a instituição com o universo festivo das manifestações populares brasileiras, em especial, o desfile das escolas de samba. O ponto de partida desse encontro é o desfile realizado pela Acadêmicos do Cubango em 2018, que homenageou o artista na Marquês de Sapucaí.

O enredo batizado de “O rei que bordou o mundo”, assinado por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, promoveu uma releitura poética do imaginário de Arthur Bispo do Rosário, resultando em desenhos, figurinos e alegorias. Essas imagens potentes do cortejo carnavalesco se reencontram com a sua inspiração inicial, as obras vibrantes de Bispo do Rosário, que por sua vez, beberam em tantas outras festividades. Desde modo, a exposição promove um diálogo entre essas múltiplas potências e linguagens, celebrando seus contatos e cruzamentos.

Estará em cena todo o processo criativo do desfile carnavalesco, desde os primeiros esboços de fantasias, adereços e fantasias de alas e destaques, além de fotografias do desfile realizadas por Wigder Frota e um ensaio fotográfico realizado por Talita Teixeira.
A curadoria é de Leonardo Antan, mestrando em Artes na UERJ e editor do projeto multiplataforma Carnavalize, que promove encontros entre as escolas de samba e as instituições artísticas: “Acredito sempre na potência de trazer o universo carnavalesco para âmbito das instituições, o que sempre promove novos olhares sobre as nossas escolas de samba e sua potência cultural. Realizar o re-encontro das fantasias e adereços da Cubango com as obras originais que lhe inspiraram é tão potente, quanto fascinante”, afirma o pesquisador que também é curador da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”, em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica.

A mostra “Eu vim me apresentar” encerra um ciclo de outras exposições que também tiveram o material sobre o desfile de carnaval como tema. Primeiro, “Chegança: Bispo do Rosário na Acadêmicos da Cubango”, foi realizada entre outubro a janeiro no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, focando na herança africana que permeia a vida de Bispo do Rosário e o universo das agremiações cariocas. Depois, “O rei que bordou o mundo: poéticas carnavalescas na Acadêmicos do Cubango” ocupou o Centro Municipal Hélio Oiticica, entre fevereiro e março, trazendo uma visão mais lúdica do processo criativo do desfile.

SERVIÇO
Abertura da exposição “Eu vim me apresentar - Encontros, festas e celebrações”: 12/04/2018, das 14h às 17h
Visitação: terça à sexta das 10:00 às 17h
Agendamento de visitas mediadas pelo email educativo@museubispodorosario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.