Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2019

DATAS HISTÓRICAS NA VIDA DE BISPO DO ROSÁRIO



1909: 14 de maio, Nasce em Japaratuba, Sergipe.

1909: 05 de outubro,foi batizado conforme consta no Livro de Batismo da Igreja de Nossa Senhora da Saúde

1925: 23 de fevereiro, levado pelo pai para alistar-se na Escola de Aprendizes de Marinheiros de Sergipe, em Aracaju como grumete

1926: 21 de janeiro de 1926, Arthur foi transferido (por razões que se desconhecem) ao Quartel Central do Corpo de Marinheiros Nacionaes de Villegagnon, na ilha de mesmo nome, na Baía de Guanabara. Seu número de identificação funcional é 15.148.

1928: 05 de maio - ARTUR BISPO X JOÃO BAPTISTA,  Stadium de Boxing, da Rua Moraes e Silva, 1ª  luta que promoveu Arthur Bispo para o mundo do Pugilismo

1929: 18 de abril, participou de um Espetáculo Pugilístico em que foram convidadas várias Miss que participaram do Concurso de Miss Brasil, talvez por isso ele tenha incluído as miss na sua Obra do Inventário do Mundo para o dia da apresentação a Deus no Juízo Final.

1933: 15 de julho, é desligado “de acordo com o artigo 41 do Regulamento Disciplinar para a Armada”

1933:  28 de dezembro, a contratação de Arthur Bispo do Rosário na condição de lavador no Departamento de Trações de Bondes da Light, na garagem do Largo dos Leões. Em código do empregado consta o número 21812. Demitido em
23 de fevereiro de 1937.

1935: 02 de agosto Bispo sofreu uma contusão na perna esquerda, sem consequência.

1936 - 25 de janeiro o jornal O IMPARCIAL, divulga que Bispo sofreu um acidente de trabalho, caiu do ônibus 162 e teve parte do pé direito esmagada.

1937: 23 de fevereiro. Sai da Light e começa a trabalhar na casa do advogado Humberto Leone. Num documento oficial, Bispo admitiu casualidade diante de três testemunhas. Mais de um ano depois, o funcionário Arthur Bispo do Rosario foi demitido por se recusar a cumprir ordem de um encarregado e ainda por ameaçá-lo. O pé esmagado faria seu rumo cruzar com o de Humberto, seu advogado nessa causa trabalhista.

1938: 22 de dezembro. Tem o primeiro surto.  Consta que vagava pelo Rio de Janeiro por dois dias e duas noites, até ser interceptado pela polícia, que o encaminhou para a primeira internação

1938: 24 de dezembro, primeira internação no Hospital dos Alienados, na Praia Vermelha, A Guia de Internação recebe o número 18 e registra que Bispo sofria de “esquizofrenia paranóide”

1939:  25 de janeiro é transferido para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com diagnóstico de esquizofrenia-paranóide.

1940: Ele era um homem comum aos olhos de Humberto até o chamado e a admissão no manicômio. Passado o choque da família ao vê-lo internado, Bispo pôde retornar ao quintal de Botafogo quantas vezes teve vontade. Dava um jeito de driblar anjos e guardas, espichando o caminho até a Rua São Clemente. Bispo queria saber o que havia acontecido na noite do delírio visionário; depois, ficou trabalhando no escritório, encerando o chão e fazendo serviços gerais.

1940: 14 de abril, ocorre sua terceira entrada na Juliano Moreira

1944: Trabalha como porteiro de hotel, em um escritório de advocacia e também como guarda-costas do senador Humberto Marinho.

1944: 23 de agosto, ocorre outra internação documentada,

1946: 19 de fevereiro, Bispo foi novamente encaminhado à Colônia Juliano Moreira, por ordem do diretor do Hospital Psiquiátrico da Praia Vermelha, contrário à permanência de Bispo em sua unidade hospitalar.

1948: 27 de janeiro, internamento do artista no Hospital Pedro II

1960: Trabalha para o Dr. Avany Bonfim na Clínica Pediátrica Amiu, fazendo serviços gerais.

1964: Volta para a Colônia Juliano Moreira.

1976: 27 de outubro, exame médico diz: Tipo astênico. Pele limpa, apresenta dispneia constante.Coração: sons normais, com modificações de sinais de artérioesclerose. Mesmo após exercício, não ouvi murmúrios.Pulso: regular, dilatado, artérias ligeiramente infiltradas, compressão 140/80, indicando arteriosclerose generalizada.Pulmão: sons distantes, indicando enfisema pulmonar avançado.
Exame psíquico era mais prolixo:Doente parcialmente orientado em todas as esferas. Apesar de poder nos ajudar muito em serviços internos e supervisionar doentes, ajudar na administração etc., este doente está apena sem contato muito superficial com a realidade.

1980: 18 de maio, Filmagem da Colônia Juliano Moreira, por Samuel Wainer Filho, para o programa Fantástico, da TV Globo, tinha um foco de luz voltado para um cubículo do pavilhão 10 do Ulísses Viana. Na reportagem, Samuel pedia licença ao morador do quarto-forte, entrava e ostentava, inédito, em cadeia nacional, o universo de Arthur Bispo do Rosário. Acesos, os holofotes da TV Globo revelaram o reino encantado de um senhor grisalho, circunspecto, fala ofegante. Um flagrante onírico no purgatório de Jacarepaguá. Um atalho bem explorado pelo repórter, emocionado diante de estandartes, assemblages, veleiros, faixas de misses, objetos domésticos, sujeitos a uma razão outra, plástica, mística.  Bispo foi reconhecido e apresentado num dos programas de maior audiência da televisão. A estreia na mídia, a glória de sua revelação.

1981: NOVA AVALIAÇÃO PSÍCOLOGICA: profissão: artesão Remuneração: não Apresentação: razoável Desorientação: não Delírio, alucinação e alienação mental: sim Agressividade: não Necessidade de cuidados de enfermagem: não Capacidade de trabalho: sim Necessidade de hospitalização: sim Hospital ideal: hospital-noite Praxiterapia: paciente já tem intensa atividade

1981: Conhece a estagiária de psicologia Rosângela Maria Magalhães Gomy, por quem se apaixona e a quem dedica muitos de seus trabalhos.17/08/1982- Obra Diana a caçadora com o nome de Rosangela Maria

1982: Estreia 13 de Setembro de 1982 (Mundial), Hugo Denizart realiza o curta-metragem O Prisioneiro da Passagem. Obras expostas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, exposição organizada por Frederico de Moraes.

1982: 27 de julho, Fundação da Associação dos Artistas da Colônia Juliano Moreira; 1ª Mostra indi-vidual na Escola do Parque Laje – Rio de Janeiro/RJ

1982: 19 de dezembro recebe a visita do Ministro da Saúde Valdir Arcoverde

1983: 07 de março, Arthur Bispo do Rosario deu entrada no Hospital Jurandir Manfredini, pronto-socorro da Colônia. Ao ser transferido para o Bloco Médico, estava desidratado, em estado de inanição.Permaneceu, internado durante 15 dias, assombrado por pressão alta, fraqueza, insuficiência cardíaca, respiratória e “ideias delirantes de cunho místico” (segundo o boletim psiquiátrico)

1983: 30 de outubro Rosangela deixou de trabalhar na Colonia

1985: 31 de Julho, o repórter José Castello, da revista Isto É, foi até a Colônia e passou atarde nos domínios de Bispo. Aprovado no teste da aura, acompanhou o autor da obra pelas ruelas de seu reino. A primeira grande reportagem impressa sobre Arthur Bispo do Rosario, de alcance nacional, intitulada “Quando explode a vida – O desafio criativo do interno Bispo”.

1985: GABEIRA O então jornalista Fernando Gabeira quis conhecer Bispo naquele mesmo ano. Aura identificada, fez da experiência um vídeo, exibido na TV Bandeirantes. Diante da câmera, Bispo vestiu o Manto da Apresentação e dividiu grãos de arroz e feijão com o gato. Gabeira empunhou um estandarte bordado, mostrou um enorme veleiro, quase da altura de Bispo, e observou: Uma das obras, talvez uma das mais importantes, era a Arca de Noé, um barco que ele construiu pacientemente com papelão e pano, e que se destinava à salvação do mundo. Os dois jogaram uma partida de xadrez e conversaram.

1989: Morre  em  5  de  julho,  às  19  horas,  de  infarto  do  miocárdio,  arteriosclerose  e  bronco-pneumonia.

1993: 03 de janeiro, peça de teatro com Critiane Torlone e Rubens Correa

1994: 31 de janeiro, sua obra é capa do Albúm Severino dos Paralamas do Sucesso.

1994: 29 de junho, Tombamento de sua Obras como Patrimonio Material do Brasil

1995: 11 de junho, EXPOSIÇÃO: 46ª Bienal de Veneza, Itália (história da arte)

2012: 7 de set. Exposição de suas obras na 30ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.