Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

'A África de Bispo'. Com curadoria de Roberto Conduru, a exposição apresenta obras de Bispo do Rosário, Stela do Patrocínio e Antonio Bragança


Por Fábio Júdice, Tv Globo
 

Museu Bispo do Rosário abre exposição sobre arte afro-brasileira
G1 RJ
--:--/--:--
Museu Bispo do Rosário abre exposição sobre arte afro-brasileira
Exposição gratuita 'Quilombo do Rosário'
A mostra ocupa o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, na Taquara. Um conjunto de obras abordam a ancestralidade negra do artista, com direiro a um trabalho inédito: 'A África de Bispo'. Com curadoria de Roberto Conduru, a exposição apresenta obras de Bispo do Rosário, Stela do Patrocínio e Antonio Bragança - que foram internos na Colônia Juliano Moreira - em diálogo com trabalhos de artistas contemporâneos, como Rosana Paulino, Sonia Gomes, Mulheres de Pedra, Ton Bezerra, Atelier Gaia, Dona Tuca, Jayme Lauriano e Jorge dos Anjos.
Arthur Bispo do Rosário (Japaratuba/SE 1911 - Rio de Janeiro 1989) se mudou para o Rio em 1925. Em 1938, após um delírio, foi diagnisticado como esquizofrênico-paranóico e acabou sendo internado na Colônia Juliano Moreira, na Taquara, Jacarepaguá. Entre 1940 e 1960, alternou os momentos no hospício com períodos em que trabalhava em residências. No começo da década de 1960, começou a produzir seus trabalhos com materiais rudimentares - eram miniaturas e vários bordados. Em 1964, ele volta à Colônia, onde fica até a sua morte. Bispo criou cerca de 1.000 peças com objetos do cotidiano, como roupas e lençóis bordados. Em 1980, uma matéria de Samuel Wainer Filho para o Fantástico revelou essa produção de Bispo. Dois anos depois, o crítico de arte Frederico Morais incluiu suas obras na exposição 'À Margem da Vida', no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ.
Hoje a obra de Bispo do Rosário é conhecida nos quatro cantos do planeta.
  • Exposição Quilombo do Rosário
  • Museu Bispo do Rosário - Taquara
  • Estrada Rodrigues Caldas - 3.400
  • terça à sexta das 10h às 17h
  • e no último sábado de cada mês
  • entrada grátis
  • classificação livre

POST ORIGINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.