Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 1970

NASCIMENTO, FILIAÇÃO MORTE E SEPULTAMENTO DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

1909 ou 1911 - A data e a paternidade são controversas, pois em registros posteriores figuram, como data de nascimento do artista, os dias 14 de maio de 1909 ou 16 de março de 1911 e, como pai, Adriano Bispo do Rosário.
A data e a paternidade são controversas, pois em registros posteriores figuram, como data de nascimento do artista, os dias 14 de maio de 1909 ou 16 de março de 1911 e, como pai, Adriano Bispo do Rosário.

Filho de Adriano Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus, Arthur Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba (SE), por volta de julho de 1909, conforme consta no Livro de Batismo da Igreja de Nossa Senhora da Saúde:


Aos 5 de outubro de 1909 baptisei solemnemente Arthur, com 3 meses, legítimo de Claudino Bispo do Rosário e Blandina Francisca de Jesus. Foram Padrinhos Maximiniano Ribeiro dos Santos e Candida dos Prazeres

1924 a 1933 - TORNA-SE MARINHEIRO, CUMPRINDO, AO LONGO DOS ANOS, A FUNÇÃO DE SINALEIRO.  No registro da Marinha, 21 BATALHÃO DE CAÇADORES, consta que era natural de Minas Gerais e seus pais se chamavam Blandina de Jesus e Adriano Bispo do Rosário

1933 A 1937 – TRABALHA COMO BORRACHEIRO NA VIAÇÃO EXCELSIOR, SUBSIDIÁRIA DA LIGHT. Na ficha de lavador de bondes da Light (concessionária de energia), consta natural de Sergipe e seus pais se chamavam Blandina de Jesus e Adriano Bispo do Rosário, data de nascimento 16 de março de 1911.

1937 – CONHECE O ADVOGADO HUMBERTO LEONI, QUE O DEFENDE NUMA CAUSA TRABALHISTA E DEPOIS O EMPREGA EM SUA CASA, PARA SERVIÇOS DOMÉSTICOS.


1938 – É INTERNADO NO HOSPITAL NACIONAL DOS ALIENADOS, NO RIO.


1939 – É TRANSFERIDO PARA A COLÔNIA JULIANO MOREIRA, NO RIO, ONDE PERMANECE DURANTE 50 ANOS NÃO CONSECUTIVOS.


1982 – O FOTÓGRAFO E PSICANALISTA HUGO DENIZART REALIZA O DOCUMENTÁRIO O PRISIONEIRO DA PASSAGEM, COM BISPO. O CRÍTICO DE ARTE FREDERICO MORAIS INCLUI ALGUMAS DE SUAS OBRAS NA COLETIVA “À MARGEM DA VIDA”, NO MAM-RJ.


 1989 - Morreu de infarto no miocárdio, arteriosclerose e broncopneumonia aos 79 anos, no dia 05 de julho  na Colônia Juliano Moreira em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.


2004 - Os restos mortais de Bispo do Rosário foram transferidos do Cemitério do Pechincha, em Jacarepaguá (RJ), onde eram sepultados os internos do hospício, para Japaratuba e colocados sob a estátua. No local, foi afixada uma segunda placa com a inscrição: “Pise forte neste chão. Arthur Bispo do Rosário está de volta”.

 Boxeador-campeão pela Marinha de Guerra. Trabalhou na Light e para o advogado Humberto de Leone como ‘pau pra  toda  obra’.  Bispo  foi  ainda  segurança  do  senador  Gilberto  Marinho  e  de Gilberto Leone (também advogado) e porteiro do Hotel Suíço, na Glória”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.